Este pretende ser um espaço de partilha, reflexão e debate do grupo do Curso EFA nocturno, da Escola Professor João de Meira - Guimarães.

sábado, 16 de maio de 2009

TIC (I)

A comunicação

A Comunicação é feita através de mensagens". Mas que mensagens são essas? A mensagem é tudo que se pode transmitir, seja através da fala ou da escrita. Actualmente o meio de comunicação mais vulgar nas relações comunicativas é o telefone (móvel ou não). Mas antes do telefone…

Vejamos os meios de comunicação que o antecederam:- A escrita é, provavelmente, a mais antiga forma de comunicação. A escrita cuneiforme, considerado o primeiro sistema de escrita existiu há mais 5000 anos antes de Cristo.
- Muitos séculos atrás, os romanos usavam animais, tipo o pombo-correio e a águia para enviar e receber informações.
- Também os romanos foram os primeiros a usarem um serviço oficial de correios, mas só a partir de 1850 é que se tornou possível enviar uma carta com a certeza de que esta seria entregue em qualquer parte do mundo.

Sabe para que se inventaram os selos? Para existir uma prova que a carta tinha sido paga.
- Os índios americanos usavam o fumo para comunicarem à distância.

- E em 1838, Samuel Morse inventou o telégrafo eléctrico que conseguia transmitir mensagens entre pontos distantes por meio de sinais. História do Telefone

O escocês Alexander Graham Bell, que morava nos Estados Unidos no final do século XIX, conseguiu uma maneira de transmitir sons à distância.

Em 1876, inventou um aparelho que transformava sons em sinais eléctricos. Esses sinais corriam por um fio até chegar à outra ponta, e eram transformados em som outra vez. Graham Bell inspirou-se no telégrafo. O telégrafo conseguia transmitir mensagens entre pontos distantes, mas por meio de sinais, eles vinham como códigos, e não como voz. Por isso, a invenção de Graham Bell foi tão importante, ele tornou-se o Pai do telefone.

Curiosidade:
O primeiro telefone surgiu em 1876 e não dava para falar e ouvir ao mesmo tempo. Mas como todas as invenções vão mudando, o americano Thomas Edison conseguiu inventar um aparelho que dava para ouvir e falar ao mesmo tempo.
Antes da invenção dos telefones de disco, todas as chamadas eram efectuadas por intermédio de uma telefonista. Até o americano Almon Strowger inventar o disco e os números no telefone.

Curiosidade:
Dia Mundial das Telecomunicações é 17 de Maio. Um dado importante é que o telefone demorou 75 anos para alcançar 50 milhões de utilizadores. A Internet apenas demorou 4 anos para chegar a esse número!
E para que a comunicação fosse melhor entre os países, foi inventado o indicativo telefónico, ou seja, cada país possui um indicativo de números que o identificasse. Assim, quando fazemos uma chamada, temos que discar "00" que é o indicativo internacional seguido do indicativo do país que deseja falar.

O telemóvel

O aparecimento do telemóvel deu-se precisamente no dia 3 de Abril de 1973, pela mão de Martin Cooper, aquele que é considerado o Pai do telemóvel, foi ele que fez a primeira chamada pública de um telemóvel. Esse acontecimento histórico ocorreu em Nova Iorque, na esquina da rua 56ª com a Avenida Lexigton, perante a estupefacção dos transeuntes nada habituados a ver alguém a passear de telefone na mão na rua.O equipamento utilizado por Cooper, foi a Motorola DynaTAC 8000X era o antepassado dos actuais telemóveis.As suas dimensões eram monstruosas em comparação com as dos telemóveis actuais, o seu peso era superior a um quilo, media cerca de 25 cm de altura, por 3,8 de largura e 7,6 de espessura.A Motorola DynaTAC 8000X, chegou ao mercado em 1984, e foi o primeiro telemóvel comercializado no mundo.
Era um telemóvel analógico de primeira geração (1G) e vinha equipado só com AMPS (do inglês Advanced Mobile Phone System) que permitia unicamente fazer e receber chamadas, mas de fraca qualidade com muitas interferências.

Sem comentários: